quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Minha primeira viagem à Ásia - Kusadasi - Turquia


Acabo de me dar conta que agora posso incluir o continente asiático aos continentes que já visitei!!! Sim pq, Kusadasi, na Turquia, fica na Ásia!
Aliás, que surpresa maravilhosa foi Kusadasi! Um lugar lindo, muito limpo e organizado! Também achei o povo de lá muito educado e sinceramente, falam mais ou se esforçam muito mais para falar inglês do que os italianos.
Nós nunca compramos as excursões do navio, pq os preços são sempre surreais. Então, saímos no porto de Kusadasi e pegamos uma excursão local em espanhol. Aliás, fica a dica, as excursões em espanhol ficam bem mais vazias do que as em inglês, e nós brasileiros, independente de falarmos ou não o espanhol, conseguimos entender perfeitamente o idioma.
Bom, mas voltando à Kusadasi, eu nem sabia mas existem algumas provas de que foi o último local onde a Virgem Maria morou. E há uma igreja muito pequena feita com as paredes desta casa onde ela morou. É um lugar lindo, com muito verde e uma energia incrível. Nesta área também tem um muro onde as pessoas podem escrever seus pedidos e deixar para serem atendidos. Há também uma fonte de água benta, e se vc não tiver levado garrafa, eles vendem. Eu amei o local!
De lá, seguimos para Éfeso, uma cidade que fica a uns 17km de Kusadasi. Era o maior porto comercial na Antiguidade e as ruínas estão todas lá para contar esta história. O lugar é muito bonito e com o guia explicando o que era o que, a gente se sente realmente viajando na história. Antes de virmos cá, por caso, eu estava lendo uma biografia da Cleópatra ( que aliás achei um saco!) e no final foi legal pq. o lugar faz refêrencia a muitas coisas que eu tinha lido. Ficamos lá por uma hora e meia, e tudo estava indo muito bem quando sem avisar nada o nosso guia nos levou para uma "fábrica de couro" que fazia peças para Versaci, Gucci, Chanel...Tava cheirando a furada de turista, mas ok.
Entramos, foram oferecendo vinho, suco de maçã ( muito típico na região) , e começou um desfile, com passarela e tudo, só para o nosso grupo, com as tais roupas de couro. Umas modelos tão toscas, que nós não tivemos opção a não ser rir da cena...rs E quando achávamos que tinha cabado, levaram a gente para uma outra sala, cheia de vendedores, tudo com cara de mafioso, e FECHARAM a porta! Tipo, trancaram a gente lá dentro! E foram surgindo vendedores de tudo quanto é lado...rs E assim, só por curiosidade, eu fui ver quanto custavam as jaquetas de couro, não havia nenhuma por menos de 750 euros!!! Agora imagina se eu vou comprar uma jaqueta de couro na Turquia por este valor , só pq. a mulher falou que vende para marcas famosas!!!! Falar eu falo o que eu quiser, ué!!!!! Aí começou a me dar uma raiva, pô eu anda queria fazer um monte de coisas na cidade e tínhamos que voltar para o navio 17:45! O vendedor veio oferecer para o Bruno e ele disse não, mas não adiantava o cara não largava a gente. Aí o vendedor resolveu entender que ele não queria comprar para ele, mas que me daria uma de presente...rs Começou a surgir jaqueta de tudo quanto é lado! Daí o Bruno resolveu adotar uma estratégia diferente e falou: EU NÃO TENHO DINHEIRO!!!! Gente a situação foi muuuuito engraçada, eu não conseguia parar de rir. Até que nos juntamos com um grupo de italianos que também estava irritadíssimo de estar alí e pedimos para abrirem a porta para sairmos. E fomos para a van esperar o guia e os outros da excursão. Passou meia hora e nada! Daí chegaram , óbvio ninguém comprou nada!
Daí ficamos até com medo de aceitar sugestão de comida do guia. Vai que ele ia nos levar para um lugar distante e manda fechar a porta de novo?rs
Pedimos para ele nos levar ao Gran Bazar, pois queríamos visitar e também ele havia dito que tinha um restaurante muito bom lá. Olha, e realmente era bom!!! Bruno queria comer Kebab de cordeiro, estava uma delícia! E e eu acabei comendo os acompanhamentos dele, um pão delicioso, com uma pasta muito apimentada de tomate e outra de hortelã. E de sobremesa, comemoa Künefe, um doce turco, que é uma massa meio folhada meio caramelada de pistache e com queijo no meio. Bom demais!!!
Andamos pelo Gran Bazar e por outro bazar que tem do lado. Como tem loja de produtos fake aqui! Sério, todas as marcas, tudo Fake! Mas tem umas lojas de cerâmica que são muito lindas. Dá vontade de levar tuuuudo! E as coisas são baratas, viu?! Agora esta história de que tudo tem que ser barganhado, é a mais pura verdade! E é muito engraçado! Bruno está se fartando...rs Eu escolho o que quero e passo a bola para ele. E se vc disser que gostou de alguma coisa e não levar, até vc sair da loja o vendedor vai tentar te convencer a levar baixando e baixando o preço. Mas, sinceramente, eu não senti isso como querer enganar turista. É uma coisa cultural mesmo. Agora, se vierpara cá, tem que vir preparado para isso. Os vendedores te chamam na rua e se vc disser que gostou o cara não te larga nunca mais...rs
O que eu posso dizer deste lugar é que é realmente espetacular. Pessoas educadíssimas, muita atenção com o turista, comida excelente!!! AMEI!!!

Também soube pelo facebook que houve um terremoto aqui na Turquia. Aqui não se escutou nada e estamos muuuuito bem!!!

Vejam as fotos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário