quarta-feira, 26 de outubro de 2011

2 dias em Istanbul - Pura magia!!!

Confesso que nossa expectativa para Istanbul era imensa. Um lugar que a gente nunca tinha visitado, com uma cultura diferente de tudo que já tínhamos visto, com uma lingua onde não se entende absolutamente nada... Mas se pudesse definir este lugar em 2 palavras elas seriam: FRENÉTICA E MÁGICA. E eu explico.
O pessoal aqui dirige feito louco, tudo tem velocidade, muita gente em todos os lugares, todo mundo falando super alto. Mas é engraçado pq. ao mesmo tempo parece uma cena de um filme em uma roça qualquer. A maior parte das mulheres com véu na cabeça andando de braço dado com as amigas. Mas não vi ninguém de burca. As lojas todas tem vendedores do lado de fora gritando e chamando clientes.
Isso por si só para mim, já descreve a parte mágica da cidade. Mas o que esperar de um lugar onde, cinco vezes por dia, TODO MUNDO para o que estiver fazendo para escutar as rezas das mesquitas? Sim, é isso mesmo. Tem alto-falantes pela cidade toda e na hora das rezas toda a cidade escuta. Para se ter uma idéia do quão alto é, eu consegui gravar de dentro da minha cabine do navio. Também achei muito lindo o costume dos homens se lavarem antes de entrar nas mesquitas. Há umas torneiras do lado de fora das mesquitas e os homens lavam cabeças e pés. É um respeito muito grande que eles tem com a religião, mas como turista, não me senti em nenhum momento constrangida com isso. Ao contrário do que sempre imaginei, eles parecem respeitar as diferenças e isso faz deles um povo muito especial.
Bom, nós tivemos somente 2 dias em Istanbul, e então corremos muito para conseguir fazer tudo. O tram (um tipo de metro na superficie) daqui ajuda muito, leva para os locais turisticos e é ótimo. Aliás, aqui é tudo compacto, os pontos turísticos são bem próximos uns dos outros, o que facilita muito para a gente.
Ontem nós fomos na Mesquita Azul, que é linda mesmo. Fomos também na cisterna antiga da cidade que foi transformada em museu e é uma atração daqui, no Hipódromo, no Gran Bazar, no Bazar de Especiarias e de quebra ainda deu para ir no banho turco mais antigo da cidade.
Quanto ao Gran Bazar, eu não imaginava que fosse tão grande. São mais de 4000 lojas e de tudo quanto é tipo. Desde joalherias refinadas até especiarias. É legal de ver, de andar, mas é muita gente e os preços não são assim tão bons. Já o Bazar de Especiarias é menor, tem tudo que o Gran Bazar tem e os preços também são bem melhores. As coisas aqui tem um preço muito bom e tem muita coisa bonita para casa. Infelizmente, tem muitas coisas que são difíceis de levar de avião...Também fizemos um passeio de barco de 1h e meia pelo Estreito de Bósforo. Lindo demais!!! E a emoção de olhar para um lado e ver a Ásia e do outro a Europa.
Falando agora do banho turco, foi uma experiencia muito engraçada. Eu achei que era tipo aqueles banhos termais que tomamos em Budapeste, mas nada a ver. Os homens ficam separados das mulheres, e tem vários tipos de tratamentos. Pode-se fazer só o banho ou banho com esfoliação, massagem e etc. O cara que nos atendeu foi super simpático e nos explicou tudo. Optamos por fazer o completo com massagem. Cada um recebe uma chave de uma cabine onde deixa as roupas e tem uma toalha. Entrei na ala das mulheres e uma mulher que não sabia falar muito bem inglês me disse para tirar a roupa e me enrolar na toalha. Eu não vi ninguém com biquini por baixo e também o meu biquini estava na mochila com o Bruno....Bom troquei de roupa e me levaram para uma sala que vou descrever agora: Uma sala grande linda, toda em mármore branca, com um monte de mulher pelada deitada no mármore e umas mulheres imensas fazendo as tais massagens. A sala era tão quente, que vc só pode andar de tamanco, é mesmo uma sauna. Olha, me deu um nervoso daquilo, aquele calor, aquele bando de mulher alí...rs Literalmente pedi para sair...rs Eu ODEIO sauna, não aguentaria ficar alí nem 5 minutos, ainda mais ficar 1 h e meia como o tratamento duraria... Troquei de roupa e esperei o Bruno. Ele disse que a massagem é surreal, que o cara quase bate em você...rs Pelo tamanho das pessoas que eu vi fazendo massagem, acho que ia sair d lá quebrada...rs
Bom passado o banho turco, voltamos para o navio, teve um show de dança turca com música e dança do ventre que foi muito legal. E depois tínhamos uma reseva para jantar no Murano, o restaurante francês do navio. Bem, este jantar merece um post a parte. Bruno falou que foi a melhor refeição da vida dele...rs Ele se fartou...rs Teve foie, lagosta, sorvete de cogumelo, espuma de trufas negras, filet mignon, suffle de queijo cabra, sobremesas super diferentes...E tudo com um serviço e uma apresentação surreal. E segundo o Bruno, ontem tivemos o nosso jantar de comemoração de 10 anos de casados... Só para terem uma idéia o jantar dele teve 7 pratos...rs
Depois fomos para o deck superior do navio de onde podemos ver todo o Estreito de Bósforo. Tudo iluminado de noite, liiiindo!!!!
Hoje tivemos que acordar muito cedo, 7h, para dar conta de tudo que queríamos fazer. Fomos visitar o Topkapi Palace, que é um museu que mostra várias coisas da cultura daqui, dos profetas, muito legal. Mas assim, a cidade está muito cheia e tem fila para tudo, então tem que ter muita paciência!!! Deu a maior pena ir embora de Istanbul!!! Que lugar legal e diferente!!!! Voltaremos com certeza!
Ah, e quando voltamos fomos almoçar no tal almoço especial que fizeram navio lá no Tuscan Grill! O almoço e a vista foram demais!!!

Ihhhh, Bruno está chegando aqui no quarto com os prospectos dos cruzeiros de 2012...rs
Agora estamos rumo à Atenas...vamos ver se vamos ou não sair do navio. As coisas lá parecem estar confusas, com greve. E como a gente já foi na acrópole da outra vez que viemos, não vou nem me estressar...E tem como se estressar por aqui????rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário